Sinesio Pontes Blog

Início » Economia » Má notícia.

Má notícia.

Selecione a Categoria

Nada como um dia após o outro. Depois de uma Boa notícia dada ontem sobre a correção da tabela do IR, veio a rebordosa. O Ministro Mantega descartou hoje essa correção.

Essa medida corrigiria distorções entre ganhos acumulados. Sem a correção os aumentos salariais são engolidos pelo Leão. Que pena.

Amigos navegantes, aguardemos o que o futuro nos reserva.

 

 

Extraído da Folha

27/01/2011 – 13h16

Mantega nega que reajuste na tabela do IR esteja sob estudo

 

MÁRIO SÉRGIO LIMA
DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, que retornou nesta quinta-feira (27) de férias, afirmou ao chegar ao ministério que a correção da tabela do Imposto de Renda não está em estudo. Ontem, o governo admitiu que esse ponto poderia ser negociado com as centrais sindicais.

Questionado a respeito da possibilidade de correção da tabela, Mantega foi lacônico. “Não está sendo estudado isso”, afirmou antes de entrar no prédio.

Governo admite corrigir IR, mas reafirma R$ 545 para piso salarial
Centrais se reúnem com governo para negociar mínimo de R$ 580

Na tarde de ontem, o governo se reuniu com lideranças das centrais sindicais para discutir tanto a questão da correção da tabela do IR ano-calendário de 2011 quanto o salário mínimo.

Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) afirmou que a correção da tabela é o ponto mais passível de negociação com as centrais.

Os sindicalistas pedem que a tabela seja corrigida em 6,46%, referente à inflação acumulada em 2010 medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Contudo, segundo Carvalho, a tendência do governo é trabalhar com uma correção de 4,5%, referente ao centro da meta da inflação estipulada pelo governo.

A correção da tabela do IR anualmente vinha sendo adotada pelo governo desde 2007, após acordos com as centrais sindicais. Em todos os anos, a tabela foi corrigida em 4,5% em relação ao período anterior. O acordo terminou no ano passado.

A Folha informou que, sem a correção em 2011, a defasagem acumulada da tabela do IR pode chegar a 71,5%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: