Sinesio Pontes Blog

Início » Brasil » Produção de petróleo. Bons números.

Produção de petróleo. Bons números.

Selecione a Categoria

E ainda tem mais...

Bom momento da economia vivido pelo país é reponsável pelo aumento da produção nacional de petróleo e gás. Um acréscimo de 10% em dezembro puxados pela Petrobras e Companhias privadas ocasionaram na produção de mais de 2,6 milhões de barris diários. Recorde absoluto.

Não canso de dizer que isso é fruto de pesados investimentos dispensados ao setor nos útimos oito anos que acarretaram na autosuficiência, como também na descoberta do óleo do pré-sal.

Amigos navegantes, caminhamos a passos largos para sermos  também uma potência petrolífera.

Adios Serra.

 

Extraído do Portal IG.

Produção nacional de petróleo e gás cresceu 10% em dezembro

Petrobras e companhias privadas extraíram em média recorde de 2,61 milhões de barris diários. Estatal respondeu por 92% do total

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro | 31/01/2011 14:54

Com 298 concessões da Petrobras e de empresas privadas, o Brasil aumentou a extração de petróleo e gás natural em 10% entre dezembro de 2009 e o mesmo mês de 2010. Relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP), divulgado no início da tarde desta segunda-feira (31), mostra que a produção passou de 2,37 milhões de barris por dia para 2,61 milhões de barris diários de óleo equivalente neste período – um novo recorde da indústria petrolífera nacional.

A produção de petróleo somou 2,18 milhões de barris diários, num avanço de 9,1%, de acordo com a reguladora. Já a extração de gás natural cresceu 14,5% e alcançou 69 milhões de metros cúbicos diários.

O acréscimo de 110 mil barris por dia de petróleo e gás ocorreu graças a maior produção nos campos de Jubarte e Cachalote, no litoral capixaba, e Marlim, na bacia de Campos, litoral fluminense. O campo de Roncador, na bacia de Campos, foi maior produtor de petróleo. Manati, na Bahia, foi a área que mais extraiu gás natural.

Liderança

A Petrobras respondeu pela produção de 92,5% de toda a produção de óleo e gás. Outras 20 empresas produziram, juntas, 192 mil barris de petróleo. Dos 20 maiores campos produtores de petróleo e gás natural, três são operados por empresas estrangeiras – Frade (Chevron), Ostra (Shell) e Polvo (Devon).

A anglo-holandesa Shell foi a segunda empresa no ranking de produção de óleo e gás, com extração de 47,5 mil barris de óleo equivalente.  A americana Chevron, a brasileira Queiroz Galvão Manati e a americana Devon figuram, nesta ordem, entre os maiores produtores após a Shell.

O Rio de Janeiro produziu 77,1% de todo o petróleo extraído no País. O segundo maior produtor foi o Espírito Santo, com 12,9%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: