Sinesio Pontes Blog

Início » Futebol » 1987: O ano que não acabou.

1987: O ano que não acabou.

Selecione a Categoria

Nessa semana, o Hosny Mubarak da CBF, numa atitude Salomolesca, decidiu “dividir” o título brasileiro de 1987, considerando Flamengo e Sport, Campeões Brasileiros daquele ano. O engraçado é que em declarações anteriores, o mesmo refutava essa possibilidade.

Eu já havia feito promessa que não tocaria nesse assunto, porém fui tentado a escrever sobre isso depois de algumas provocações.

O Título já é dividido desde que foi gerado. Uns consideram o Flamengo como legítimo campeão e outros consideram o Sport. Toda a imprensa é a favor do rubro-negro carioca e até essa semana só a CBF apoiava o leão pernambucano, além de sua torcida é claro.

 

Em outros tempos o queridinho da CBF.

O Sport, juntamente com o Guarani são reconhecidos tanto pela FIFA como pela CONMEBOL, Campeão e Vice daquele ano, além de terem disputado a Taça Libertadores do ano seguinte, 1988. Na sala de troféus da Ilha do Retiro existe uma réplica da Taça das bolinhas, destinada apenas para os ganhadores do torneio.

Entendamos que esses registros nada mais são do que a CBF determinar, se amanhã ou depois a mesma CBF declarar o Íbis Campeão, a FIFA homologa e pronto. Só lembrando que o atual Presidente da FIFA é Joseph Blatter, que por muito tempo foi o Secretário-Geral de João Havelange, que é até hoje Presidente de Honra da Entidade. João Havelange fora Presidente da CBD (antecessora da CBF) e que passou para as mãos do seu genro, na época, Ricardo Teixeira a gestão do orgão que ele preside até hoje. O fato curioso é que o Campeonato Brasileiro de 1987 depois da invenção dos módulos, passou a ser chamado de Taça João Havelange, havendo sua reedição no ano 2000, no complicado campeonato que começou nos tribunais, ou seja, se você tiver a vontade de complicar alguma coisa, coloque o nome João Havelange, é batata.

E antes que a torcida do Sport acredite que essa decisão ficará apenas nas salas misteriosas da CBF e divulgadas pela imprensa “anti-nordestina”, não irá demorar muito para a Fifa e a Conmebol homologarem a decisão da CBF e reescreverem esse capítulo nos seus registros.

 

Não adianta chorar agora.

O que vale salientar é que o próprio Sport vendeu até a alma para entrar no clube dos 13. Quem não lembra quando Luciano Bivar aceitou a divisão do título em troca da entrada no famigerado clube, hein… Agora aceitem.
Possuir uma réplica ou até mesmo a taça não os fazem campeões, ou você reconheceria os três ladrões da Taça Jules Rimet como tri-campeões do mundo? Só porquê em determinado momento eles detiveram a taça?

Para quem não lembra de 1987 é importante relembrar alguns fatos que alguns omitem em beneficio próprio como:
– a CBF não tinha recursos para promover o campeonato, então foi criado o Clube dos 13 que ficou responsável pela organização da Copa União;
– a FIFA não reconheceu a palhaçada e a CBF teve que dar o aval ao campeonato, para não perder direitos inclusive de ter times na Libertadores;
– vendo o sucesso financeiro da Copa União e com o campeonato em andamento, a CBF decidiu criar seu campeonato brasileiro e criou os Módulos Amarelo, Azul e Branco a Copa União ficou sendo o Verde;
– o regulamento foi alterado pela CBF a revelia dos 16 clubes que já disputavam a Copa União;
– só o Vasco assinou concordando com o cruzamento entre os módulos, só para sacanear o Clube dos 13;
– o América-RJ e o Guarani não foram convidados a participar da Copa União, ou Módulo Verde, apesar de terem sido 2º e 4º colocados no campeonato brasileiro de 86; a CBF lavou as mãos.
– o América-RJ se recusou a jogar o módulo amarelo já prevendo que essa palhaçada ia dar em merda;
– os critérios para escolha dos times que disputariam o módulo amarelo também foram rasgados quando convidaram o sport em detrimento a Ponte Preta-SP, que havia sido bem colocada no campeonato paulista, prerrogativa para admissão no módulo amarelo. Ou seja, o Sport entrou pela porta dos fundos até no módulo amarelo.
– se fosse levada a risca a mudança no regulamento, esse cruzamento não existiria, ou iria para a moeda, pois não houve vencedor e vice no módulo amarelo, haja vista que a decisão do módulo terminou empatada em 11 a 11 nos penaltis. Quem não lembra que o sport aceitou dividir o “módulo” com o Guarani, já sabendo que nem Flamengo, nem Inter jogariam o cruzamento.
– a CBF, na época, proclamou o sport como campeão brasileiro. O Clube dos Treze proclamou o Flamengo. (A divisão, para quem não quer ver, já começou aí)

Já começou errado.

Esse campeonato de palhaçada só reforça a falta de seriedade no nosso futebol.  Agora a criatura se volta contra o criador, ou seria o contrário?, os mesmos clubes que quebraram pau contra a CBF sob o manto do Clube dos 13, agora se beneficiam através de canetadas do Hosny Teixeira Mubarak. Ou alguém duvida que essa decisão de dividir o título de 87 tem como objetivo enfraquecer o Clube dos 13?

Dividir o título de 1987 ainda é pouco para a política atual da CBF, que distribuiu títulos brasileiros adoidado para Santos e Palmeiras, chegando ao ponto do Verdão ganhar 02 no mesmo ano.  Hoje, tanto o Corinthians como o Flamengo querem deixar o clube dos 13 em troca de cotas maiores de patrocínio.
O sport é só uma pontinha (e bote pontinha nisso) desse imenso e asqueroso iceberg.

Quem foi o campeão de 1987?
Essa questão sempre será discordante e nunca terá resposta convincente para nenhuma das partes. Possa ser que daqui a mais vinte anos recorramos a essa sentença novamente.

Lambanças fora de campo tiraram o brilho desse time.

Emoções a parte, ninguém nunca me convencerá que um campeão brasileiro de futebol tenha disputado o título com Bangu, Treze-PB, Ceará, CSA, Inter de Limeira, Rio Branco-AC (com total respeito a essas torcidas) e não com as principais forças e principais jogadores da época.

Amigos navegantes olhem que a Copa de 2014 está nas mãos desse homem.

 

Concorda ou não? Deixem comentários.

Anúncios

5 Comentários

  1. Alan Benrardino de Oliveira disse:

    Campeão de 1987 é foi e sempre será o meu Leão da Ilha do Retiro!!!!
    Pelo Sport eternamente estarei……
    Pelo Sport nada, TUDO!!!!!

  2. Bruno disse:

    Pra mim, campeão é aquele que ganhou.
    Tem muita coisa escrita ae que no ano, no mês, na semana, no dia da decisão não existia. então campeão é o Sport. Pode arrochar foto e scanner de lá pra cá. Quem entrou em campo e saiu campeão com taça na mão foi o Leão.
    Agora, chorar é permitido =D
    Só pra não perder a viagem:
    “Ricardo Teixeira informa que Flamengo irá participar da Libertadores de 88”
    Ai ai ai ui ui

    • Fabiano Ribeiro disse:

      Fico imaginando o Barcelona tendo que disputar uma final arranjada com o time da sebunda divisâo do seu campeonato. A chinelada barcelona. Onde já se viu o poste qurendo mojar no cachorro. É so olhar a base do time do Flamengo, a maioria campeão mumdo. Como ei queria que nao tivesse tido essa virada de mesa ou então ter uma máquina do tempo, só pra ver o MEMGÃO colocando o sporte no teu devido lugar e um placar elástico de FLAMENGO 4X0 sporte.

  3. Eudes Junior disse:

    A Justiça é a última palavra deste país.

    Existe uma decisão TRANSITADA EM JULGADO que diz que o ÚNICO campeão de 1987 é o Sport Recife. Ponto final! Decisão judicial NÃO SE DISCUTE, CUMPRE-SE!!!!

  4. Brasileiro disse:

    A divisão do Título entre Sport e Garani foi em relação ao módulo amarelo, mas o Sport foi proclamado campeão Brasileiro após vencer o Guarani em 07 de fevereiro de 1988, jogo válido pela final do campeonato Brasileiro de 1987. O Sport venceu o Guarani por 1×0, gol do zagueiro marco antônio, ex-corintinas. Vcs erradamente dizem que a final entre Sport e Guarani foi esse jogo dos pênaltis, mas houve mais dois jogos entre os dois, um em campinas, 1×1, e ou outro em recife, 1×0.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: