Sinesio Pontes Blog

Início » Brasil » Afinal quem é o maior?

Afinal quem é o maior?

Selecione a Categoria

E acabou a folia. Agora de fato o ano começou.

Aqui no Brasil as coisas só começam a funcionar mesmo depois da folia, sempre foi assim e sempre será. Porém nesse Carnaval especificamente um coisa chamou a atenção desse incansável.

Pouca gente percebeu, mas olhos atentos são olhos atentos. Percebi uma enorme tentativa da Globo de exaltação da Folia Carioca. Não que isso seja novidade pra ninguém, e também não é síndrome de perseguição, teoria da conspiração ou coisa parecida.

A Globo por muito tempo monopolizou o carnaval no Brasil, aliás a Globo monopolizou a TV no Brasil. Por conta  disso todo o país  se acostumou a assistir o desfile das Escolas de Samba do Rio durante os festejos de Momo, e por muito tempo isso foi exportado como sinônimo de folia no Brasil.

A saturação veio logo que outras emissoras entraram  no circuito, exibindo a festa em Salvador e depois Recife e Olinda. A audiência do carnaval do Rio despencou e aí “criaram” a aberração das Escolas de Samba de São Paulo.

Mais uma vez não deu certo, o povo queria se divertir e pouco importa quem vai bem na Comissão de Frente ou Porta-Bandeira. O povo quer pular, participar, dançar.

Os turistas então se viraram para o Nordeste, Bahia com seus Trios elétricos, Afoxés e Grandes compositores e Pernambuco com Blocos de rua democráticos, Bonecos Gigantes, Frevo e Maracatu. Tudo isso claro, sem o apoio da “Grande Mídia” televisiva, porém  com muita gente, tanto de dentro como de fora do país.

 

Mesmo sem a divulgação do PiG.

Mas e o Rio? E a Copa do Mundo? E as Olimpíadas?

O que se viu esse ano de 2011 foi uma enxurrada de Carnaval Carioca no JN. “Criaram” o carnaval de rua no Rio de Janeiro. Blocos e mais blocos saindo todos os dias, de todos os pontos da cidade na mais perfeita alegria, sem violência, sem traficante,  sem balas perdidas, sem todas as mazelas que nos acostumamos a ver.

Esconderam os Trios elétricos baianos, os bonecos gigantes de Olinda e as ruas lotadas do bairro de São José no Recife no desfile do Galo. Em troca nos ofereceram o “novíssimo” Carnaval de rua carioca que provavelmente virá em 2012 como produto “Made in Brazil” com z mesmo.

Ainda por cima tentaram colocar um tal de “cordão da bola preta” como o maior bloco do mundo. Aonde?

Só isso?

Leiam: Galo da Madrugada admite perder posto de maior bloco do país

 

O Galo em Recife a muito tempo deixou de ser um bloco para ser um patrimônio Nacional. São mais de 2 milhões de pessoas todo ano no sábado de carnaval e nesse ano, com a mudança do percurso, que aumentou e enlargueceu seu trajeto, foram muito mais.

E não adianta Globo, JN, Bonner e quem quer que seja falar o contrário, todos nós sabemos: O Galo da Madrugada é e sempre será o MAIOR de todos.

 

Esse daí arrasta 2 milhões viu.

Galo da Madrugada continua hegemônico na folia

Presidente do maior bloco carnavalesco do mundo calcula que 2 milhões de foliões foram às ruas acompanhar o desfile

Acesse Fotos Aéreas do Galo aqui.

Amigos navegantes não se vendam por tão pouco. Tradição é tradição.

Anúncios

6 Comentários

  1. Bellizzi disse:

    Não saber perder é fogo, viu?…Olha, tantos são verdadeiros os números do carnaval carioca, que o prefetio Eduardo Paes já convidou o pessoal do Guiness Book para virem aferir ano que vem. Assim acaba com essa choradeira de vcs e cala a boca de bainos e pernambucanos…Quero só ver vcs manterem os hum milhão e seiscentos que vcs disseram que desfilou este ano…Já pensou a vergonha? O Rio tinha 5 milhões de folões brincando na c idade, não é nada absurdo par uma metrópole com quase 13 milhões de habitantes em sua região metropolitana, mas Recife não tem tanta gente assim.
    E tem mais , essa historinha de que o carnaval baiano tá no Guiness é ME.TI.RA! O Ruio é que está!..Se duvida, joga no google!

    O carnaval do Rio está tão gigante, que o prefetio quer cortar pela metade os blocos ano que vem.

    Se quiser conferir a matéria publicada pela ag~encia REUTERS e repercutida em todos os sites, o link está aqui:

    http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/reuters/2011/03/14/carnaval-de-rua-reune-5-milhoes-no-rio-e-prefeitura-estuda-freio.jhtm

    NÃO ADIANTA CHORAR, O CARANAVAL CARIOCA CRESCEU TANTO QUE SÓ UMA CIDADE BRASILEIRA PODERIA ( SE TIVESSE CARNAVAL ) COMPETIR CONOSCO EM NÚMEROS: SÃO PAULO!, MAS NÃO CORREMOS ESSE RISCO, PORQUE ELES ADORAM O CARNAVAL DO RIO!

    RECIFE E SALVADOR JUNTAS NÃO CONSEGUIRÃO NUNCA MAIS NOS PEGAR!

  2. Bellizzi disse:

    Desafio vc a ver isto aqui e depois negar mais alguma coisa
    http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1337727

    Veja isto, também ( estas imagens sã odo ano passado. Este bloco será o próximo a ultrapassar o GALO, ano que vem) :

    E PARA TERMINAR, DÊ UMA OLHADA NO NOSSO PRÉ-CARNAVAL:

  3. Bellizzi disse:

    Ah, e só para vc saber, a audiência do carnaval do Rio não despencou e por isto a Globo criou a “aberração” do caranaval de SP, não viu…rsss….quanta besteira!
    É que o carnaval de SP simplesmente melhorou muito, porque eles importaram o knowhow do Rio. Coisa que vcs, infelizmte, não podem fazer, porque não têm grana!

    Se vc não sabe, os outros canais só não mostram o carnaval do Rio, porque não têm bala na agulha para vencer a cobncorrência que a LIESA ( liga das escolas de samba do Rio ). Se pudessem, bem que mostrariam. Prova disto é que a Band venceu a concorrência para apresentar o desfile do grupo de acesso na sexta-feira, aí ela interrompe as transmissões dos carnvais da Bahia e Pernambuco pra mostrar o do Rio…kkkkk…….Até grupo de acesso do RIO É MELHOR DO QUE VCS…KKKKK

    Enquanto isto, o governoo da Bahia e Penambuco fica pagando os tubos para transmitirem o carnval daí. Tão certos, tem que divulgar mesmo!
    Só que ano que vem, não sei se o SBT vai transmitir novamente, não. A AUDIÊNCIA FOI PE´SSIMA. DEU MENOS DO QUE AS NOVELAS MEXICANAS QUE ELE EXIBE….KKKKKKKKK….ISTO TB ESTÁ EM TODOS OS SITES….QUE VERGONHA….KKKKKKKKK
    CARA, NA BOA, ACHO MELHOR RECIFE E SALVADOR COMPETIREM ENTRE SI, PELO SEGUNDO LUGAR , PORQUE NEM JUNTAS ESSAS DUAS CIDADE PODEM MAIS COMPETIR COM O RIO……….CIAO, BELLO………FUIIIIIIIIIIIIII

  4. sinesiopontes disse:

    Bellizi,
    Para você que não sabe, ou não conhece, NÓS temos televisão local viu. Graças a Deus não somos obrigados a assistir competição de Harmonia, Evolução ou Samba-Enredo, isso é coisa para babaca, sinceramente.
    Das escolas de samba cariocas ou paulistas só prestam as mulatas.
    Quanto a divulgação pela Globo Nacional, venhamos e convenhamos, a Globo é carioca né? tá explicado. Ano que vem vocês teram o maior bloco do Planeta Terra. Parabéns, Nós barganhamos esse título durante mais de 20 anos e aí? Alguém pagou minhas contas por conta disso?
    São Paulo é o estado mais rico da Federação, e o carnaval é pífio, tem mais de 15 anos que a Globo transmite e não sai daquilo. Agora já tem outra escola de samba ligada a time de futebol a Dragões da Real do SPFC, daqui a alguns anos será preciso separar as torcidas por grades e alambrados para os vândalos não se matarem, isso é carnaval?
    Sinceramente, não entendi o motivo de todo o seu estresse, não precisa disso. A Folha, a Globo, a Band já fazem o que vc está fazendo todo dia. A tentativa de exaltação de tudo o que vem do Rio ou São Paulo é constante em nossos lares, por intermédio das TVs e jornais. Sempre foi assim e sempre será.
    Nós nordestinos não competimos entre si porque, na boa, Carnaval não é disputa. É brincadeira, folia, diversão. O que tentei deixar claro foi que a muito tempo não se fala em Carnaval de rua no Rio, e isso de pouco tempo, 2 ou 3 anos, se intensificou de tal maneira que parece que não existe carnaval de rua no Brasil, só no Rio. Isso é mentira, felizmente.
    Pernambuco comporta um carnaval de fantasias, blocos de rua, shows grátis, orquestras de frevos e coisa e tal a muito tempo, mesmo antes de eu nascer já é assim. Os trios elétricos baianos comportam compositores idolatrados por todo o Brasil, como: Ivete, Chiclete, Asa, Daniela Mercury, Claudia Leitte entre outros. E admita, mesmo o CBP tendo muito tempo de fundado só renasceu recentemente.
    Sinceramente não tive o intuito de ofender cariocas, nem paulistas, nem você. Eu quis mostrar minha indignação ante uma exploração midiática que ao invés de agregar, desune.
    Enfim o mundo é cheio de controvérsias, Não sou eu quem vai saná-los.
    Uma Boa Noite e Grato pelos comentários.

  5. Jackson Campos disse:

    Bomm dia! Eu diria mais base… Voçê esqueceu de citar que o nosso carnaval é também uma questão cultural! E esse sim, é o motivo, talvez, da nossa maior satisfação! Mostrar a um país que podemos festejar a nossa cultura na qual todos podem participar ensaiando uns pequenos passos de frevo, na alegria de quem nao sabe e tenta mesmo assim, na alegria de quem ensina, na alegria de quem participa a fundo e nao dos que lotam arquibancadas para simplesmente assistir a diversão de uns tao poucos. Acho o Rio muito lindo, acho que o Rio foi mesmo previlegiado com suas belezas naturais, mas que cultura o mostra? qual cultura o rio tem a oferecer a seus conpatriotas? a de assistir um carnaval ou a de participar? … foi bom saber que os blocos de ruas atrairam tanta gente, isso é uma prova de que os desfiles nao trazem tanta satisfação a quem assiste, o cariora queria mais, participar mais, “entao por que nao “expermentamos” um carnaval tipo o de recife?”… bem caros amigos cariocas, usufluam desse exemplo nordestino e podem sim comemorar o maior bloco carnavalesco, mas formos nós que ensinaram a voces que o carnaval nao é so assistido! aproveitem, disfrutem, exagerem… nós vivemos esse carnaval e dedicamos ao nordeste, ao brasil e por isso emprestamos nossa cultura a vcs e nossos interpretes para que eles façam a festa de voces! parabens por viverem essa experiencia e se sintam a vontade para virem conhecer o nosso carnaval!

  6. marcilia disse:

    ” E se aqui estamos cantando esta canção, queremos defender a NOSSA TRADIÇÃO. E dizer bem alto que a INJUSTIÇA DÓI, nos somos madeira de lei que CUPIM não rói.”
    Afirmo que quando Sinésio com maestria indaga: AFINAL, QUEM É O MAIOR? Quer suscitar em seus leitores que quem vive esta experiência, esta vivenciando rearfiamndo a sua CULTURA e não propagando uma cultura e uma política de massa. Vivemos a nossa cultura popular de quem luta desde a instituição do nossso PERNAMBUCO e não se colocar aos pés desta mídia que abusa de uma competitividade sem limites morais. Se a GLOBO quer celebrar o Rio blz!Quer levar milhares de pessoas a comprarrem este RIO MARAVILHOS, blz! Agora fazer com que nos povo de luta e de uma cultura plural abaixe a cabeça para isto, nunca!
    Pois…

    Sou o coração do folclore nordestino
    Eu sou Mateus e Bastião do Boi Bumbá
    Sou o boneco do Mestre Vitalino
    Dançando uma ciranda em Itamaracá
    Eu sou um verso de Carlos Pena Filho
    Num frevo de Capiba
    Ao som da orquestra armorial
    Sou Capibaribe
    Num livro de João Cabral
    Sou mamulengo de São Bento do Una
    Vindo no baque solto de Maracatu
    Eu sou um auto de Ariano Suassuna
    No meio da Feira de Caruaru
    Sou Frei Caneca do Pastoril do Faceta
    Levando a flor da lira
    Pra Nova Jerusalém
    Sou Luis Gonzaga
    E eu sou mangue também

    Eu sou mameluco, sou de Casa Forte
    Sou de Pernambuco, sou o Leão do Norte

    Sou Macambira de Joaquim Cardoso
    Banda de Pife no meio do Canavial
    Na noite dos tambores silenciosos
    Sou a calunga revelando o Carnaval
    Sou a folia que desce lá de Olinda
    O homem da meia-noite puxando esse cordão
    Sou jangadeiro na festa de Jaboatão

    Acho que basta né!Abaixo a mídia que celebra fábulas em horário nobre!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: