Sinesio Pontes Blog

Início » Dilma » De igual para igual.

De igual para igual.

Selecione a Categoria

 

Relações igualitárias.

 

 

Em menos de 01 mês nossa Presidenta Dilma Rousseff se encontrou com as duas maiores potências mundiais, EUA e China. Um bom começo para qualquer governante que planeja elevar a categoria de seu país.

Dilma está no caminho certo no projeto de assegurar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU para o Brasil. Inclusive contando com o apoio da China nessa questão.

Não devemos esquecer que o projeto brasileiro na ONU é compartilhado pelo G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) este último é o principal empecilho brasileiro no trato desse assunto com os chineses, pois a China ainda não está aberta para apoiar o Japão numa futura reforma no Conselho.

Por isso a delicadeza no trato dessa questão durante a visita, entretanto a posição chinesa a essa questão é bem mais explicita do que a americana.

A relação do Brasil com a China não é de submissão de nenhuma parte, e atualmente os chineses são nossos maiores parceiros comerciais, por isso temos que investir mais nessa parceria não só comercialmente, mas também em Ciência e Tecnologia.

Nessa visita, o Brasil conseguiu evitar o fechamento da fábrica da  Embraer localizada na China, autorizou a venda de carne suína por três grandes frigoríficos brasileiros além do estabelecimento de um Centro de Pesquisa chinês em Campinas.  Fora o fortalecimento diplomático entre essas grandes nações emergentes mundiais.

 

Leia também:

China dá passo adiante na defesa do Brasil no Conselho de Segurança da ONU –  Estadão
Brasil mostra tua cara.
Obama: Apreço ou apoio?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: