Sinesio Pontes Blog

Início » Eleições 2010 » O que atrasa Cuba não é o Comunismo, mas o embargo.

O que atrasa Cuba não é o Comunismo, mas o embargo.

Selecione a Categoria

Cuba comemora 50 anos da Vitória na Batalla de Girón, um plano norte-americano para invasão de Forças anti-Castro pela Baía dos Porcos, tropas estas formadas por cubanos treinados, armados e financiados pela CIA (Serviço secreto americano). Além disso, completa-se também 50 anos da proclamação do Caráter Socialista da Revolução Cubana de 1959 liderada por Fidel Castro e Che Guevara.

As teorias marxista-leninistas foram base para a implantação do novo regime cubano, e o apoio da extinta União Soviética era fundamental para a condução desse processo de renovação. Mas o embargo econômico imposto pelos EUA em 1962, juntamente com a extinção da União Soviética em 1991 sufocaram os planos de crescimento desta Nação.

Desde 1962 Cuba sofre com os efeitos do embargo,  e a ONU já aprovou 16 resoluções em sua Assembléia Geral solicitando o fim dele, porém os EUA nunca cumpriram.

O mundo atual, embriagado pelo exagerado consumo de bens e serviços não entende o padrão de vida dos habitantes da Ilha, mas há de salientar que todos tem acesso gratuito a artigos básicos de alimentação, saúde e higiene pessoal, além de escolas e hospitais gratuitos e iguais para todos. Não há exploração por parte de planos de saúde e nem de escolas privadas. Além do que não se vêem crianças perambulando nos sinais pedindo dinheiro nem usando crack à plena luz do dia nas ruas de Havana.

Cadê os protestos?

A imprensa mundial, submissa aos interesses americanos, fomenta a ideia de fracasso do socialismo cubano e só é mostrado o lado dissidente. Os efeitos danosos do embargo americano nunca são divulgados.

Por exemplo você sabia que: – 05 minutos de embargo equivale financeiramente ao custo de “Todo o material necessário para a construção de uma habitação de 02 quartos em Cuba”, – 12 horas de embargo equivalem a “Toda Insulina necessária para o tratamento ANUAL de todos os 60 mil pacientes cubanos; – 1 dia de embargo equivale ao “Custo de 139 ônibus urbanos”; – 3 dias de embargo equivalem ao custo de “Todo o material escolar necessário para um curso escolar em Cuba”.

Hoje também está sendo realizado o Congresso do Partido Comunista Cubano, onde o povo através de delegados eleitos definirão as próximas diretrizes aplicadas no país. Mas cadê a ditadura? Pois pelo que sabemos numa ditadura “Manda quem pode e obedece quem tem juízo.” Sempre associaram a imagem de Fidel a um ditador sanguinário, só não respondem o porquê do povo amá-lo.

O mundo aguarda que Cuba se ajoelhe ao modelo capitalista imposto pelos imperialistas, o que dificilmente acontecerá. Pelo menos enquanto Fidel e Raul Castro estiverem vivos.

Passados mais de 50 anos, a Revolução Cubana é um demonstração de luta e uma prova que nunca devemos se afastar dos nossos sonhos. Mesmo que o adversário seja mais poderoso nunca devemos desistir.

A História não desapontará Fidel Castro e seus companheiros de Revolução. Todos para sempre serão mártires de um desejo de igualdade entre os seres humanos.

“Hasta la victoria siempre.” Che Guevara.

Leia também:

Os debates do Congresso – Granma

Cerco midiático a Cuba é tema de debate – Carta Maior

Cuba debate reforma econômica sem precedentes – IG

Raúl Castro encabeça desfile militar pelos 50 anos de socialismo em Cuba – AFP

Bloqueio econômico contra Cuba completa 45 anos – Carta Maior em 2007


Anúncios

1 Comentário

  1. Fidel Castro e sua corja conseguiu enganar o mundo durante um certo tempo. Mais precisamente durante o tempo em que vendia cana-de-açúcar a preço superfaturado à União Soviética, além de receber outras benesses dos vermelhos russos. Em 1.989 mandou o General Ochoa para o paredón depois que o militar começou a dar sinais de simpatia com a Perestroika. Com o fim da União Soviética, Cuba passou a ter dificuldades para manter as aparências do regime, mais ou menos como quando uma prostituta deixa de receber ajuda de seu ” coronel “. O que dizer de um sistema econômico que faz papel higiênico de terceira categoria ser exposto em vitrines de lojas como se fosse artigo de luxo ? Alguém já viu um correspondente internacional na TV falando direto de Havana para o Jornal Tal ? E por que isso não acontece ? Por que o doutor Castreau não permite que se filme sua ilha da fantasia para mostrá-la ao mundo ? Sim. Mate-nos de inveja de sua sociedade justa e sem divisões de castas. Existe indústria automotiva em Cuba ? Por que as pessoas precisam fazer fila para comprar celulares em Cuba ? Por que motivo o regime Castrista confisca uma casa residencial quando o proprietário tem a idéia de a reformar ? E, finalmente, a pergunta mais apropriada: Em algum lugar do mundo existe comunismo no poder eleito pelo povo ? por que o melhor sistema deve ser sempre imposto pelo ” poder das baionetas ” , como se dizia antigamente ? Comunismo, minha gente, foi mais um experimento que a humanidade faz de tempos em tempos. Já viram que não dá certo, porque divide pobrezas mas não estimula a produção de riquezas. Mas esperar que a ” turranice ” de um hispânico chamado Fidel Castro chegue ao fim, ou que ele se curve diante das evidências da derrocada do comunismo também já é demais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: