Sinesio Pontes Blog

Início » Internacional » Einstein sempre esteve correto.

Einstein sempre esteve correto.

Selecione a Categoria

Da Band

 
Sexta-feira, 6 de maio de 2011 – 11h00     

100 anos depois, Nasa comprova teoria de Einstein

Do Metro
tecnologia@eband.com.br

Uma sonda enviada pela Nasa ao espaço conseguiu comprovar previsões feitas pelo físico Albert Einstein na sua Teoria da Relatividade de 1915. As análises feitas pela sonda B (GP-B) comprovaram que a massa da Terra está causando uma curvatura no tempo e no espaço ao seu redor, além de arrastá-los consigo.

A sonda foi lançada ao espaço em 2004 e, desde então, a missão da equipe é interpretar as informações sobre o comportamento de esferas no vácuo para testar a existência dos efeitos geodético e de arrasto de referenciais, pelos quais a Terra altera o tempo e o espaço.

Pela Teoria da Relatividade, Einstein acreditava que a presença de grande corpos, como planetas e estrelas, distorce o tempo e o espaço. A Física representa o conceito de “espaço-tempo” como um conjunto de coordenadas.

O que fez a sonda

A sonda de gravidade B da Nasa levou quatro esferas ao espaço. Lá, elas foram resfriadas até o zero absoluto (-273° C) e colocadas para flutuar, completamente isoladas, dentro de um recipiente a vácuo gigante.

Os efeitos geodético e de arrasto, no entanto, alteraram o eixo das esferas. Como elas estavam no vácuo, não havia outras forças externas agindo. A alteração observada foi de alguns milhares de miliarcossegundos. Um miliarcossegundo representa a largura de um fio de cabelo visto a uma distância de 16km.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: