Sinesio Pontes Blog

Início » Mundo » O Contra-Ataque.

O Contra-Ataque.

Selecione a Categoria

Irã anuncia prisão de 30 supostos espiões dos EUA

Comunicado informou que rede operava em “um número de nações” sob o comando de funcionários da CIA

AFP | 21/05/2011 10:28

O ministério iraniano da inteligência anunciou neste sábado a prisão de 30 pessoas e o suposto desmantelamento de uma rede suspeita de espionar para os Estados Unidos. “Devido ao enorme trabalho de inteligência e contrainteligência realizado por agentes iranianos, uma complexa rede de espionagem e sabotagem ligada à organização de espionagem americana foi descoberta e desmantelada”, afirmou um comunicado do ministério lido na rede de televisão estatal.

“Agentes de elite do ministério da Inteligência em seu confronto com elementos da CIA foram capazes de prender 30 espiões ligados aos Estados Unidos através de numerosas operações de inteligência e contrainteligência”.

O comunicado afirma que a “rede” operava em “um número de nações” sob o comando de “funcionários proeminentes da inteligência” da Agência Central de Inteligência americana.

“Sob o disfarce da emissão de vistos de estudo, de trabalho ou de residência permanente… eles tentavam enganar os cidadãos para espionar para eles”, afirma o comunicado.

Os agentes buscavam informações de “universidades e centros de pesquisa científica e nos campos de energia nuclear, aeroespacial, de defesa, biotecnologia… dados detalhados sobre gasodutos e oleodutos, redes de telecomunicações, aeroportos e alfândegas, e segurança do sistema bancário do país”, acrescentou.

O comunicado afirma que os agentes da CIA que geriam a rede operavam a partir de “embaixadas e consulados dos Estados Unidos em uma série de nações como Emirados Árabes Unidos, Turquia e Malásia”.

Durante a operação, “não foi neutralizada apenas a ‘ofensiva pesada’ da Agência Central de Inteligência, mas 42 agentes da CIA em países diferentes também foram identificados pela nossa inteligência”, acrescentou o comunicado.

O Irã afirmou várias vezes no passado ter desmantelado redes de espionagem que trabalhavam para os Estados Unidos ou Israel.

Em janeiro, o ministério da Inteligência anunciou ter prendido “espiões e terroristas” ligados à agência de inteligência israelense Mossad, acusada de estar por trás do assassinato, no ano passado, do cientista nuclear iraniano Masoud Ali Mohammadi.

O Irã também acusou os Estados Unidos e Israel de realizar ciberataques contra sua infra-estrutura, incluindo instalações nucleares.

Anúncios

1 Comentário

  1. Gutemberg disse:

    Tá na hora de respeitar a soberania dos outros países. Tão mexendo em vários países perigosos. A casa vai cair.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: