Sinesio Pontes Blog

Início » Mundo » Obama promete abandonar o Afeganistão. E a Líbia?

Obama promete abandonar o Afeganistão. E a Líbia?

Selecione a Categoria

Protegendo os civis líbios de quem mesmo?

O presidente americano Barack Obama prometeu retirar a tropa  americana do Afeganistão até abril de 2012, após 10 anos de guerra contra o que chamam de “terrorismo”.

Mas porquê? A guerra acabou?

Quem saiu vitorioso?

Ninguém.

O Afeganistão passou uma década sob o julgo de uma invasão estrangeira a seu território a troco de nada. Não defendo o regime dos Talibãs, que aliás foram financiados pelos EUA, porém é inaceitável que qualquer povo ou nação do mundo esteja sob os pés da “polícia do mundo”.

10 anos no Afeganistão serviram para provar que a política americana está errada. O principal inimigo dos EUA estava escondido em um país aliado, o Paquistão, quem diria. E essas relações entre as duas nações não foram suficientes para evitar que os americanos invadissem seu território e executassem Bin Laden.

Agora planejam sair e acabar com a guerra que criaram, para quem sabe retornar em breve. Saem demonstrando a total incapacidade de acabar com qualquer célula terrorista no mundo. Saem após derrubar o regime vigente e implantarem seu governo. Engraçado que isso também havia sido feito anteriormente e os “amigos” da vez eram os talibãs e curiosamente Bin Laden.

Os Estados Unidos continuam espalhar sua máquina de guerra pelo mundo afora, e mostram seu poderio militar a quem ouse confrontar-lhes.

O que os Estados Unidos e seus aliados estão fazendo na Líbia?

Quem os americanos estão protegendo?

Kadafi sempre foi um calo no sapato dos EUA, tanto que não é a primeira vez que se tenta derrubar o regime do General.  Obama quer acabar com Kadafi, assim como acabou com Bin Laden, assim como Bush acabou com Saddam Hussein, assim como Kennedy tentou acabar com Fidel Castro, assim como acabaram com Che Guevara, Salvador Allende, João Goulart.

A campanha presidencial americana já começou e é preciso aumentar sua popularidade, para continuar seus planos infalíveis de trazer a Paz mundial. A máquina de guerra não pode parar, a América continua em crise e é preciso vender armas com petróleo barato ainda por cima. Continuam saqueando o Iraque a troco de nada, mataram Saddam e não encontraram as armas de destruição em massa.

E a Líbia? Vendem a mentira que estão protegendo a população líbia dos ataques de Kadafi. Porém nunca vimos estes ataques, vendem a ilusão que o povo quer a saída do presidente, mas não vemos isto em canto nenhum. Os protestos contra Mubarack no Egito, na praça Tahrir, foram assistidos por todo o mundo. Infelizmente o mesmo não acontece na Líbia, e mesmo assim as bombas continuam caindo vitimando na maioria civis.

Kadafi já avisou que só sai morto.

Será que durará muito?

Não sei.

Amigos navegantes quem será o próximo alvo?

Leia também:

Morte de civis na Líbia divide europeus sobre ação da Otan – Folha

Após anúncio, Obama diz que missão no Afeganistão não terminou – Terra

Kadhafi denuncia bombardeio de civis e afirma que lutará até a morte – AFP

Estados Unidos e os Direitos Humanos. | Sinesio Pontes Blog

Bin Laden is dead. | Sinesio Pontes Blog

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: