Sinesio Pontes Blog

Início » Midia » A Globo e seus “princípios editoriais”.

A Globo e seus “princípios editoriais”.

Selecione a Categoria

O que deu na Globo?

Produzir um documento que “norteará” todas redações da Organização (gangue) em pleno século XXI. Todos sabemos quem norteia os jornalistas, editores e chefes de redação.

Realmente querem saber como se faz Jornalismo nas Organizações ( Gangues) dos Marinhos.

Perguntem ao ex-General Medíci, um dos mais linha-dura do período da Ditadura Militar o que ele achava do Jornal Nacional.  “Sinto-me feliz todas as noites quando ligo a televisão para assistir ao jornal Nacional. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho.

Perguntem como se omitiu o Comício Pró Diretas-Já com mais de um milhão de pessoas em São Paulo em 1984 alegando ser uma manifestação em comemoração ao aniversário da cidade.

Perguntem ao Brizola  sobre como a Globo quis literalmente roubar as eleições de 1982 a favor do candidato pró-militar Moreira Franco ao governo do Rio de Janeiro num escandâlo conhecido como Escandâlo da Proconsult.

Perguntem ao Collor como se manipula um debate presidencial as vésperas da eleição a favor de um candidato ao ponto desse candidato se eleger.

Perguntem a Luiz Carlos Azenha como se omitiu o acidente aéreo do avião da GOL em troca da montanha de dinheiro de um dossiê para favorecer o candidato a presidência Geraldo Alckmin em 2006, porém o dossiê que tratava da máfia das ambulâncias no Ministério da Saúde na época de Serra, este também foi ocultado.

Perguntem ao perito Molina como se transforma uma mísera bolinha de papel num gigantesco objeto pesado e cortante que atingiu o candidato a presidente José Serra.

Perguntem a Miriam Leitão como se faz para criar uma inflação ameaçadora e uma crise grandiosa que nunca chega no Brasil de hoje.

Perguntem a Ricardo Teixeira como se rouba tanto nesse país e não saí uma virgula em noticiários impressos ou televisivos. E como se compra direitos de transmissão em encontros secretos com Presidentes de Clubes de futebol contrariando sobretudo a Lei.

As pessoas cansaram do jornalismo global, não transmite mais confiança e são objetos permanentes de chacota de veículos dito independentes. A internet hoje oferece uma infinidade de alternativas para informação.

Nesse caso muitos blogs constituem um importante papel no sentido de filtrar o que de enviesado e parcial é repassado na TV ou outras mídias, e oferecem opiniões diversas e ponto de vistas contraditórios. O que claro, engrandece a informação e tira o antigo papel soberano dos Grandes Veículos.

A Globo não mudou e nunca mudará. Sempre agirá a favor de seus interesses. A informação está em segundo plano, em primeiro a vontade dos acionistas.

Quem apoiou o Golpe de 1964 jamais pode falar em Isenção, Credibilidade, Democracia e sobretudo em Bom Jornalismo.

Por isso mesmo usei esses “principios editoriais” da Globo para servir de privada para meus cachorros.

Hasta la vista baby.

Recomendo:

2006: Como a Globo ajudou a levar para o segundo turno – VioMundo

JN esconde protesto a Serra. Começou o segundo turno

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: