Sinesio Pontes Blog

Início » Mundo » George Bush Wanted !

George Bush Wanted !

Selecione a Categoria

Procura-se.

Até que enfim alguém percebeu que George W. Bush é um dos maiores criminosos de guerra e um dos maiores torturadores que o mundo atual conheceu. Sua guerras no Afeganistão e Iraque produziram as maiores atrocidades em nome da Democracia.

Que democracia é essa, hein?

Todos sabemos que isso não vai dar em nada, mas o positivo é que alguém está questionando o poderio daquele que já foi o homem mais poderoso do mundo. Sei que falta muito, mas já está bem melhor.

Extraído de O GLOBO.

ONG

Anistia Internacional pede ao Canadá prisão de George W. Bush por tortura

Publicada em 12/10/2011 às 22h49m
OGloboCom agências internacionais

OTTAWA – Diante do anúncio de uma visita do ex-presidente americano George W. Bush ao Canadá, a organização Anistia Internacional pediu às autoridades do país a prisão e indiciamento do ex-chefe de Estado dos EUA por tortura. Num documento de mil páginas enviado à Procuradoria-Geral do Canadá, a organização com sede em Londres considerou Bush legalmente responsável por uma série de violações de direitos humanos em sua Guerra ao Terror, inclusive tortura de presos. Em fevereiro, o ex-presidente americano teria deixado de viajar à Suíça devido a uma mobilização semelhante de grupos de direitos humanos.

– Como as autoridades americanas até agora deixaram de levar o ex-presidente Bush à Justiça, a comunidade internacional precisa agir – disse Susan Lee, membro da Anistia Internacional. – Se o Canadá não agir, estaria violando a Convenção Contra a Tortura da ONU.

Suspeitos sofreram 266 simulações de afogamento

A principal acusação contra Bush formulada pela Anistia é a autorização para uso de “aprimoradas técnicas de interrogatório, como a simulação de afogamento em pessoas detidas secretamente pela CIA entre 2002 e 2009”. Segundo o documento, os presos sofriam “tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, como a privação do sono”.

As acusações são baseadas em documentos americanos já liberados ao público e na própria autobiografia do ex-presidente, lançada no ano passado. Elas incluem os casos dos acusados de terrorismo Abu Zubaydah e Khalid Sheikh Mohammed, que, segundo um agente da CIA, teriam sofrido 266 simulações de afogamento entre 2002 e 2003.

– Torturadores devem enfrentar a Justiça, e seus crimes são tão escandalosos que a responsabilidade de garantir a justiça precisa ser compartilhada por todos os países – disse Alex Neve, chefe da sucursal canadense da Anistia Internacional. – Ninguém está acima da lei, nem o homem que foi presidente por oito anos do país mais poderoso do mundo.

Bush é esperado no Canadá no próximo dia 20, quando participará de um fórum econômico no oeste do país. Esta será a terceira vez que o ex-presidente visita o país vizinho desde que deixou o cargo na Casa Branca. Nas outras ocasiões, o governo canadense ignorou pedidos semelhantes de prender Bush. A Anistia informou que, caso o Canadá não se manifeste, fará o mesmo pedido a todos os países que Bush visitar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: